Fala galera, tudo bem com vocês?

Hoje quero deixar uma mensagem importante sobre algo que a muito tempo tenho pensado, mas nem sempre praticado… algo que todos querem e poucos conseguem fazer: SAIR DA ZONA DE CONFORTO.

Existe muito conteúdo online com informações sobre como isso pode acontecer, como vídeos, podcasts e textos motivacionais para sairmos desta área quentinha, aconchegante e tão segura que é a zona de conforto na qual nos encontramos na maioria das vezes.

Sair dela parece desafiador. Quando começamos a pensar em um novo projeto, em um novo trabalho, em um novo desafio  tudo parece empolgante, animador, extasiante, mas… logo temos a sensação de que não devemos fazer isso, pois as dificuldades a frente nos parecem gigantes! Ter que levantar cedo, estudar uma hora por dia, fazer exercícios físicos, fazer uma restrição alimentar, DEUS NOS LIVRE!
Ah, mas é aquele chocolatinho sagrado, são aqueles cinco minutinhos a mais, o meu filme preferido na TV!

E isto nos faz ficar para trás… é um ciclo, sem fim! Ora queremos crescer, ora ficamos na zona de conforto!

Isto me leva a refletir sobre um vídeo que assisti em um curso recente sobre o EFEITO PLATÔ!

O Plateau Effect nada mais é do que uma queda significativa no seu progresso. Quando paramos de evoluir no nosso aprendizado, seja no inglês ou em outras áreas, dizemos que atingimos um platô.

Já se sentiu assim? Por exemplo, você não destrava em uma língua que está aprendendo ou não progride no conhecimento sobre uma determinada doença ou em como resolver as suas complicações agudas?

Exatamento por isso devemos sair da zona de conforto! Muitas vezes temos um conhecimento  básico e intermediário sobre algo e achamos suficiente, quando na verdade devemos nos desafiar diariamente para aprimorar esta área da nossa vida.

A expectativa é muito diferente da realidade. Nós não vamos seguir aprendendo todos os dias de nossas vidas na mesma velocidade daquela primeira semana ou o primeiro mês sobre o tema, muito pelo contrário, com o passar do tempo o aprimoramento leva tempo, vamos lapidando o conhecimento e acrescentando detalhes!

Como disse Anders Ericsson: “A excelência requer esforço e uma prática deliberada e planejada, com níveis crescentes de dificuldade.”

ESFORÇO! PRÁTICA! NÍVEIS DE DIFICULDADE!

Esta é a combinação perfeita para aumentar o nosso conhecimento, deixar a mentalidade evoluir e não deixá-la fixa! Apesar dos pesares, todos querem crescer, mas poucos liberam memória para aumentar o conteúdo!

Sendo assim vou deixar aqui três conselhos que vi no curso para sair da zona de conforto:

  1. VARIEDADE: desafie o cérebro de uma maneira diferente, por exemplo: faça um curso online ministrado em inglês ou uma meditação guiada em inglês, pratique questões de provas de residência, assista uma vídeo aula!
  2. MINDSET: Analise suas crenças sobre o aprendizado. Você vê algo difícil como uma oportunidade de aprendizado ou algo a ser evitado por receio de se sentir inapto? Se conscientizar de tais barreitas mentais é o primeiro e talvez o mais importante passo para removê-las.
  3. PRÁTICA DELIBERADA: Reserve algumas horas da sua semana para treinar como os músicos profissionais e atletas treinam em suas áreas respectivas.

Espero que tenham todos gostado, a mensagem que deixo é: SAIAM DA ZONA DE CONFORTO EM TODAS AS ÁREAS DE SUAS VIDAS, DESAFIE-SE!

AUTOR: Diego Roberto Martinazzo

UNIVERSO MÉDICO – SAPIENTIA EADIFICAT

 

Categorias: Artigos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *