Vamos começar a aprender eletrocardiograma? Nesta primeira parte vou falar sobre o que é o eletrocardiograma e o que são ondas, intervalos e segmentos que vemos no traçado.

INTRODUÇÃO

Quando um impulso elétrico passa pelo coração uma corrente elétrica se propaga para tecidos adjacentes que circundam a área cardíaca. Parte desta corrente se propaga para a superfície corporal, então, se você colocar eletrodos sob a pele do paciente, em lados opostos ao coração, é possível registrar o potencial elétrico gerado por esta corrente. Este registro é conhecido como ELETROCARDIOGRAMA.

CARACTERÍSTICAS DO ELETROCARDIOGRAMA NORMAL

Primeiramente devemos saber sobre os traçados que se formam no eletrocardiograma:

ONDA P – representa a despolarização atrial.
INTERVALO PR – vai desde o início da Onda P até o início do Complexo QRS. Condução do estímulo elétrico desde os átrios até os ventrículos.
SEGMENTO PR – vai do final da Onda P até o início do Complexo QRS. Linha isoelétrica*.
COMPLEXO QRS – representa a despolarização ventricular
SEGMENTO ST – vai desde o final do Complexo QRS até o início da onda T. Linha isoelétrica*.
INTERVALO QT – vai do início do Complexo QRS até o final da Onda T.
ONDA T – Representa a repolarização ventricular.

*Linha isoelétrica: nada mais é do que a linha de base do eletrocardiograma!

PAPEL MILIMETRADO

Mas e o papel milimetrado, quais são os valores no papel para eu entender estes valores das ondas, intervalos, segmentos e interpretar os valores normais ou anormais?

Preste atenção: cada quadradinho e quadradão serão válidos para nós. Primeiramente você tem que saber que a linha horizontal nos dá uma interpretação de tempo (duração) e a linha vertical nos dá uma interpretação de milivoltagem (altura).

 

Um quadradinho: na vertical (milivoltagem – mV) vale 0,1mV. Na horizontal vale 0,04 segundos, mas EU prefiro ‘arredondar esse valor’, pois ninguém merece ficar pensando em zero vírgula zero…. então puxo este valor para milissegundos que será 40ms. ok?

Um quadradão: é composto por 5×5 quadradinhos, ou seja, cinco na vertical e cinco na horizontal… aí contamos um QUADRADÃO. Na vertical ele nos dá 0,5mV e na horizontal ele nos dá 200 ms. ok?

Tanto na horizontal como na vertical os quadrados têm sua medida em milímetros, logo um quadradinho vale 1mm² e um quadradão vale 5mm².

* Aqui vai um ‘segredo’ sobre a linha vertical… quase ninguém fica falando em milivoltagem, então seria até comum se você encontrasse as descrições de altura da onda (tanto para mais como para menos) em milímetros (mm).

VALORES NORMAIS (INTERVALOS, ONDAS e SEGMENTOS)

Agora que entendemos até bem os valores do papel milimetrado, podemos verificar os valores de cada intervalo, ondas e segmentos.

ONDA P – 2 quadradinhos e meio (duração: 100ms / amplitude: 2,5mm).
INTERVALO PR – 3 a 5 quadradinhos (duração: 120-200ms).
COMPLEXO QRS – duração: até 3 quadradinhos (< 120ms) / amplitude: 5-30mm
SEGMENTO ST – aqui o importante é não ter desviação grande de amplitude, normal até 1mm.
ONDA T – tem variação, sem valor fixo.
INTERVALO QT – duração de até 440ms.

 

Curtiu? Compartilhe com seus amigos! Deixe seu comentário, seu feedback é muito importante.

Obrigado pela leitura e bons estudos!

AUTOR: Diego Roberto Martinazzo.

 

 

 

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *